matemática
A matemática é desenvolvida para organizar trabalhar com informações lógicas e tomar decisões, é incorporada através de equações e formulas para decisões.
Essa matéria tem uma importância para que se realizem trabalhos de qualidade, na concretização de seus objetivos. Nesse trabalho vamos apresentar função de 1º grau e funções exponenciais.
Etapa 1
Passo 1
Uma variação na variável independentemente gera uma variação proporcional na variável dependente. É isso que caracteriza a função de 1º grau.
Função custo é obtida pela soma de uma parte variável, o custo variável, com uma parte fixa, o custo fixo. C = CV + CF
Função de 1º grau pode ser útil para representar o custo, a receita e o lucro na comercialização de um produto.
Pelas características das relações matemáticas que fornecem os juros simples e seu montante, podemos dizer que ambos são sempre representados por funções de 1º grau. Tais funções podem ser uteis também para representar restrições orçamentarias.
Definição: uma função de 1º é dado por: Y = F(x) = mx + b
Obtenção da função do 1ª grau
Trabalhando com fenômenos que permitem a representação do modelo matemático por meio de uma função de 1º grau, é importante a obtenção correta que representa tal função. Em outras palavras, se pudermos representar o modelo por uma expressão do tipo Y =mx + b, é importante obtermos de maneira correta os parâmetros m e b.
Para a obtenção de m, devemos estar atentos para informações que dizem respeito à taxa de variação, ou seja, qual a variação independente; assim podemos utilizar a definição.
M = variação em Y = delta Y Variação em x = delta X
Para a obtenção de b utilizamos um valor de x, seu correspondente y e o valor de m obtido anteriormente, substituindo tais valores em y =mx +b, obtemos b.
Outra maneira de obter a função de 1º grau, ou seja, a equação da reta que passa por