Fisica
Energia
Prof. Souza Ramos
Email: profsouzaramos@hotmail.com
Definição: É a propriedade de um sistema que pode realizar trabalho. A energia pode ter várias formas (calorífica, cinética, elétrica, eletromagnética, mecânica, potencial, química, radiante), transformáveis umas nas outras, e cada uma capaz de provocar fenômenos bem determinados e característicos nos sistemas físicos. A energia cinética mede a capacidade que a força resultante aplicada a um corpo tem em realizar trabalho para colocá-lo em movimento. Vamos admitir que um corpo inicialmente em repouso sofra a ação de uma força resultante horizontal até atingir uma velocidade final V após se deslocar de uma distância d. O trabalho realizado por esta força resultante é a tradução da energia cinética. Vo= 0
V=Vf
Fr
Energia Mecânica
Nesta etapa estudaremos a energia mecânica e suas modalidades. Frequentemente associamos energia ao movimento, pois temos em mente que para nos movimentarmos, precisamos de alimento e que através da gasolina os automóveis entram em movimento. É verdade pensar que um corpo em movimento possui energia. Tal energia que está associada ao movimento, é denominada energia cinética. Entretanto um corpo em repouso pode possuir energia, apenas em função da posição que ocupa.
Por exemplo, um corpo parado a uma determinada altura, possui energia em vista a sua posição relativa à terra, denominada energia potencial gravitacional.
Também encontramos outras formas de energia: uma mola comprimida ou esticada possui energia potencial elástica, um explosivo possui energia química, o grau de agitação das moléculas determina a energia térmica, as cargas elétricas geram energia elétrica e etc. Cada uma dessas formas de energia está associada à realização de trabalho.
Observação: Podemos definir que o trabalho mede a energia em transito ou em transformações nos processos naturais.
Assim definimos:
Ec =
m.v 2 2
Unidade