Fisica- Formas de energia na natureza
A energia é um dos principais recursos do nosso planeta.
Utilizamos a energia em quase todos os trabalhos que exercemos. Ela ilumina as nossas cidades, abastece os nossos carros, comboios, aviões, etc. É a energia que aquece as nossas casas, cozinha a nossa comida, permite-nos ouvir música e ver televisão. É ela que põe as máquinas e fábricas a funcionar.
A energia é definida como "a força do trabalho".
Quando comemos os nossos corpos transformam os alimentos em energia. Esta é usada para trabalhar, brincar, correr, estudar, ler e em todas as outras atividades que exerces.
Trabalhar implica movimento, como por exemplo, levantar, mexer, aquecer ou acender qualquer coisa ou objeto. Estes são apenas alguns dos muitos movimentos ou trabalhos que existem. Mas de onde vem à energia?
Existem várias fontes de energia, mas citarei alguns tipos de energia.
Energia potencial
É a forma de energia que está associada a um sistema onde ocorre interação entre diferentes corpos e está relacionada com a posição que o determinado corpo ocupa, e sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI), assim como o trabalho, é joule (J).
A energia potencial é o nome dado à forma de energia quando está “armazenada”, isto é, que pode a qualquer momento manifestar-se, por exemplo, sob a forma de movimento, e a energia potencial é derivada de forças conservativas, ou seja, a trajetória do corpo não interfere no trabalho realizado pela força, o que importa são a posição final e a inicial, então o percurso não interfere no valor final da variação da energia potencial.
Energia cinética
É a energia que está relacionada com o estado de movimento de um corpo. Este tipo de energia é uma grandeza escalar que depende da massa e do módulo da velocidade do corpo em questão. Quanto maior o módulo da velocidade do corpo, maior é a energia cinética. Quando o corpo está em repouso, ou seja, o módulo da velocidade é nulo, a energia cinética é nula.
Energia Mecânica
A