A importância da Física no nosso cotidiano
Uma das ciências mais antigas, a Física é responsável por grande parte do desenvolvimento científico alcançado pela humanidade.
Ela tem aplicações em todos os campos de atividade humana: na medicina, nos transportes, nos esportes, nas comunicações, na indústria, etc. Com o auxílio da Física, podemos utilizar algumas formas de energia e fazê-las trabalhar para nós, tais como a energia elétrica, mecânica, sonora, luminosa, calorífica e a energia nuclear.
A Evolução da Física
Aristóteles (348 - 322 a.C.)
Filósofo, educador e cientista grego, foi um dos maiores e mais influentes pensadores da cultura ocidental. Como cientista, é conhecido pelo realismo e pelo senso de observação: para ele a ciência é a busca de causas universais que dão uma explicação comum a um grupo de fenômenos.
Galileu Galilei (1564 - 1642)
Astrônomo e físico italiano. Considerado o fundador da ciência experimental moderna. Descobriu as leis da queda dos corpos e a lei que rege o movimento do pêndulo. Enunciou o princípio do movimento de projéteis. Aperfeiçoou e inventou instrumentos, como o relógio de pêndulo e o telescópio refrator. Suas conclusões eram baseadas mais em observações e nos resultados dos experimentos do que na lógica dedutiva.
Isaac Newton (1642 - 1727)
Físico e matemático inglês, tornou-se uma das maiores figuras da ciência em todos os tempos. Em Física, formulou os três princípios da mecânica, conhecidos como Leis de Newton, e a teoria da gravitação universal. Em Matemática, criou o cálculo infinitesimal.
Albert Einstein (1879 - 1955)
Físico alemão, criou a teoria da relatividade, que completou a mecânica clássica onde esta era insuficiente. Em 1921, recebeu o Prêmio Nobel de Física pela formulação da lei do efeito fotoelétrico. Sua famosa equação E=mc² (a energia é igual ao produto da massa pelo quadrado da velocidade da luz), tornou-se a pedra fundamental do desenvolvimento da energia atômica e pelo desenvolvimento da bomba