dqrq
449 palavras
2 páginas
Vivemos em uma sociedade de organizações em que quase tudo o que se produz é feito dentro delas. Precisamos das organizações para viver: nascemos em uma organização (hospital ou maternidade); estudamos em organizações (creche, escola, universidade); fazemos nosso lazer em organizações (clubes, restaurantes, cinemas, teatros, boates, danceterias, etc.); compramos tudo de que precisamos para viver nas organizações (supermercados, padarias, lojas, farmácias, etc.); praticamos nossa fé e nossos cultos em organizações (igrejas, centros espíritas, sinagogas, etc.); trabalhamos nas diversas organizações nas quais fazemos nossa carreira; nos aposentamos através de organizações (INSS ou empresas de previdência privada, fundos de pensão, etc.). Finalmente, fazemos nosso descanso final em uma última organização: um cemitério.O que é a organização?
Uma organização é uma entidade social composta de pessoas que trabalham em conjunto e estruturada em uma divisão de trabalho para atingir um objetivo comum.
O propósito de toda organização é fornecer um produto (bem/ou serviço) para satisfazer as necessidades e os desejos dos seus clientes de forma lucrativa para a própria organização.
As organizações empregam pessoas e aplicam recursos materiais e tecnológicos. Elas podem ser de grande porte ou de pequeno porte, com ou sem fins lucrativos, públicas ou privadas.
Em plena era da informação, o grande desafio deste momento é fazer com que as empresas tenham capacidade de se organizarem e se adaptarem as rápidas mudanças de um mercado cada vez mais complexo, dinâmico e turbulento.
A empresa de hoje, precisa adotar uma estrutura de gestão flexível, para que haja respostas imediatas às necessidades e desejos dos clientes, ou seja, a empresa precisa se estruturar de forma que a qualquer momento ela esteja apta a mudar, ou se adaptar. Mas para que isso aconteça, é necessário que as pessoas que fazem parte desta organização, possam e tenham condições de continuamente