Fisica Experimental 3 Resistores
CABO FRIO - RJ
JUNHO - 2014
Sumário
I. OBJETIVO 2
II. MATERIAIS UTILIZADOS 2
III. CONTEXTO HISTÓRICO 2
IV. DESCRIÇÃO DO EXPERIMENTO 2
V. FOTOS, TABELAS, DADOS 2
VI. CONCLUSÃO 2
VII. BIBLIOGRAFIA 2
I. OBJETIVO
Verificar experimental da equação que descreve a resistência equivalente para um circuito formado por resistores.
II. MATERIAIS UTILIZADOS
Três resistores
Multímetro digital Marca: ICEL Manaus 1k 1000 (regulado para ohmímetro Ω)
Duas Garras de Jacaré
Tabela de cores de resistores
III. CONTEXTO HISTÓRICO
O estudo da eletrodinâmica iniciou-se a partir da invenção da bateria (dispositivo capaz de produzir um fluxo contínuo de corrente) por Alessandro Volta, no início do século XIX. A partir disso foi possível criar os primeiros circuitos elétricos, os quais de forma mais simplificada são compostos por um gerador de corrente e fios metálicos, por onde a corrente percorre e os quais fornecem resistência a sua passagem. A primeira aplicação do uso prático desses circuitos foi a iluminação elétrica, logo após a invenção da lâmpada incandescente por Thomas Edson em meados do século dezenove.
Nesse mesmo século, Georg Simon Ohm que trabalhava como professor secundário de Matemática no Colégio dos Jesuítas, em Colônia, mas desejava lecionar na universidade. Para tanto, foi-lhe exigido, como prova de admissão, que realizasse um trabalho de pesquisa inédito. Optou por fazer experiências com a eletricidade, e para isso construiu seu próprio equipamento, incluindo os fios.
Experimentando diferentes espessuras e comprimentos de fios, acabou descobrindo relações matemáticas extremamente simples envolvendo essas dimensões e as grandezas elétricas. Inicialmente, verificou que a intensidade da corrente era diretamente proporcional à área da seção do fio e inversamente proporcional a seu comprimento. Com isso, Ohm pôde definir um novo conceito: o de resistência elétrica.
O que significa resistência