TRABALHO PRONTO QUALIDADE
CURSO DE AGRIMENSURA
TRABALHO DE QUALIDADE – ISO 9001/2008
BELO HORIZONTE/ 2013
SENAI
Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso
Iso 9001 / 14001
BELO HORINZONTE DEZEMBRO 2013
SENAI
Centro de Formação Profissional Paulo de Tarso
ISO 9001 / 2008
Trabalho de qualidade apresentado por Walisson Fernandes dos Santos, ao Senai, como um dos requisitos para a conclusão da matéria de Qualidade.
Orientador(a):
BELO HORINZONTE DEZEMBRO 2013
As quatro Fases da Qualidade
EVOLUÇÃO CONSTANTE
A qualidade vem evoluindo ao longo dos anos, acompanhando as constantes mudanças do mercado. Até há pouco tempo, os países industrializados impunham barreiras para proteger o seu mercado. Com a evolução dos mercados e o surgimento de grandes blocos econômicos, como Mercosul, ALCA, e o Mercado Comum Europeu, novos tipos de barreiras foram criados. A qualidade, por exemplo, passou a ser uma condição para se efetuar uma venda para qualquer país da Europa.
As normas de qualidade surgiram para garantir que um mínimo de qualidade era alcançado por uma empresa e que esta poderia fornecer seus produtos.
O Japão desenvolveu sua qualidade, sob consultoria dos Estados Unidos, logo após a Segunda Guerra Mundial e envolvia não só a qualidade dos produtos, mas também tudo o que pudesse influenciar na qualidade, tais como pessoas e ambiente. A qualidade no Japão recebeu a denominação de TQC – Total Quality Control (Controle da Qualidade Total).
Voltando um pouco no tempo, antes da Revolução Industrial, a qualidade era praticada pelos artesãos, que, após construir seu produto, verificavam se ele estava de acordo com o previsto. A partir daí, podemos distinguir
Gestão da Qualidade
Fases da Qualidade e Foco no Cliente
quatro fases distintas na evolução da qualidade (figura 1):
Figura 1 – Fases da Qualidade
FASE 1 – INSPEÇÃO –
Essa fase,