Relatório Prática Instrumentos e Medidas Elétricas
Instituto de Física
Laboratório de Física XX
Instrutor:
Turma:
Data:
Alunos:
Laboratório 3 – Instrumentos de Medidas Elétricas
O experimento teve como objetivo a utilização do Multímetro que integra o Ohmímetro, o Amperímetro e o Voltímetro em um único aparelho, instrumentos básicos para medidas elétricas de tensão, corrente elétrica e resistência elétrica.
Introdução Teórica
Nesta prática os instrumentos de medida de resistência elétrica, intensidade de corrente elétrica e diferença de potencial elétrico serão apresentados e utilizados. Esses instrumentos podem ser digitais ou analógicos.
Os aparelhos analógicos são baseados na eletrônica básica. Os sinais são tratados diretamente pelo aparelho. Os resultados das medidas são indicados por um ponteiro numa escala graduada.
Os aparelhos digitais são baseados na eletrônica digital. Os sinais são convertidos em sinais digitais. Os resultados das medidas são apresentados em uma tela de cristal líquido.
O galvanômetro é um dispositivo que permite avaliar a existência, ou não, de uma corrente elétrica e, conseqüentemente, a existência, ou não, de uma ddp. Podemos fazer a agulha imantada do galvanômetro deslocar-se diante de uma escala e graduar esta escala diretamente em ampére ou em volt; no primeiro caso teremos um medidor de corrente elétrica e no segundo caso um medidor de tensão ou ddp. Para medir a resistência é preciso associar o galvanômetro a uma bateria padrão e a uma resistência interna adequada.
O Ohmímetro é o aparelho utilizado para medir a resistência elétrica de um componente do circuito e é ligado em série com a resistência que se deseja medir. Resistência elétrica de um resistor é a razão entre a diferença de potencial aplicada aos seus terminais e a intensidade da corrente elétrica que o atravessa.
O Amperímetro é o aparelho utilizado para medir a intensidade de