fisica exp
UNACET – UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS, ENGENHARIAS E TECNOLOGIAS
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
LABORATÓRIO DE FÍSICA EXPERIMENTAL (LAFIEX)
RELATÓRIO DE FISICA EXPERIMENTAL I
EXPERIÊNCIA Nº. 01/2015
CAMILA BATISTA
GABRIEL HENRIQUE SCHALY CORDOVA
JÉSSICA STEFANY BODY DA ROSA
SAMUEL CAMPOS FRAGA
CRICIÚMA, 20 DE ABRIL DE 2015.
RESUMO
Nos dias atuais, a ciência procura respostas por todos os lugares, aqui na terra ou até mesmo no cosmos. Essas respostas podem vir através de cálculos matemáticos através de muitos estudos e padronizações a longo de muito tempo com ajuda de instrumentos que possam medir algo. Esses instrumentos possuem grandezas, que podem ser comprimento, massa, volume, temperatura, tempo entre outros, com diversas escalas diferentes que ajudam a definir as medidas encontradas.
No laboratório de física experimental foram encontrado medidas com a ajuda de instrumentos como trena, paquímetro, cronômetro, termômetro, balança, entre outros para obter medidas exatas ou aproximadas de diferentes grandezas. Para se ter a medida de uma grandeza da melhor maneira existem 3 passos:
Escolher o instrumento adequado para a medida a ser feita;
Aprender o procedimento de utilização do instrumento escolhido;
Aprender a ler a escala de medida desse instrumento e avaliar os resultados.
Com esse três passos foi possível realizar o experimento da melhor maneira e com confiança nos resultados obtidos. Dessa forma foi obtido medidas que podem ser usados para encontrar outros resultados como área, frequência, força, velocidade, potência, entre outros.
Para encontra o valor provável da grandeza tempo e seu desvio, usa-se as equações que se descrevem dessa forma:
Valor provável
=
Desvio padrão
𝛿=
Media do desvio padrão
𝛿m=
Erro aleatório
Ea= ±t x 𝛿m
OBJETIVO
Essa atividade teve como objetivo ensinar os acadêmicos a utilizar e conhecer diferentes tipos instrumentos de medidas analógicos e