fisica exp
OBJETIVOS
Esse trabalho tem os seguintes objetivos:
- Reconhecer o Movimento de Queda Livre.
- Determinar a aceleração de um móvel em Queda Livre.
- Verificar se a aceleração de um móvel em Queda Livre depende da massa do móvel.
- Construir o gráfico posição vs tempo para a Queda Livre. Interpretá-lo. Identificar a curva de tendência e verificar se a relação Y = Yo + Vot - gt2/2é satisfeita. Determinar a aceleração do móvel em queda livre a partir da equação da curva de tendência.
- Construir o gráfico posição vs (tempo)2 para a Queda Livre, interpretá-lo, identificar a curva de tendência e obter o valor da aceleração de queda livre a partir desta curva e de sua equação.
- Construir o gráfico velocidade vs tempo para a Queda Livre, interpretá-lo, identificar a curva de tendência e obter o valor da aceleração de queda livre e a partir desta curva e de sua equação.
INTRODUÇÃO
Este relatório tem a função de registrar, analisar e obter conclusões a partir do fenômeno de Queda Livre estudado em laboratório através do experimento realizado.
Chamamos de queda livre ao movimento de um objeto que é lançado na direção vertical e sem a influência da resistência do ar. Verificaremos que ele sofrerá uma aceleração, que chamaremos aceleração de queda livre, g. Ela é independente da massa, da densidade ou da forma do objeto. Na superfície da terra o valor de g varia ligeiramente com a altitude e com a latitude. Em latitudes médias e ao nível do mar seu valor é 9,8 m/s2, onde substituímos a por – g, já que a aceleração tem sentido negativo (para baixo em nosso sistema de referência). Para movimentos próximos à superfície da terra o movimento de queda livre é um movimento com aceleração constante e por isso as equações do Movimento Retilíneo Uniformemente Variado (MRUV) são válidas, sendo que o movimento se dá em uma dimensão, a vertical. Sendo válidas as seguintes equações:
- A posição de um corpo em função do tempo, Y = Yo + Vo.t-g.t²/2 (I)
- Posição,