fiscalização sanitaria
Introdução; Para a manutenção do convívio social, o homem desenvolveu ALGUNS MECANISMO, entre os quais a ética. Visando harmonizar interesses na proteção e integridade física do cidadão.
Prevalência o principio da não malevolência, que não mata ,não fere, não causam danos ao outrem.
Dentre ainda da vigilância sanitária esta os valores e bom convívio na sociedade, mas também numa dimensão física, psíquica e social. Dentro de sua atuação esta o comportamento do ser humano do que deve ser, do certo, correto e justo.
A tarefa atual da ética e procura e o estabelecimento das, razões que justificam o que deve ser feito e o que não pode ,aprovando ou desaprovando.
Pode ser considerada como questão de indagações e não de normatização,
Ética é refletir, argumentar e fornecer justificativas racionais para as tomadas de decisões Moraes.
Dessa forma, o gestor público tem a obrigação ética de fundamentar suas decisões em cuidadosa deliberação que inclua os trabalhadores, produtores e usuários. Nesse sentido, a comunidade, através de seus mecanismos de participação social, como as Conferências de Saúde, por poderem espelhar os múltiplos interesses e valores morais existentes, constituem importantes instrumentos de auxílio para a escolha do caminho que a vigilância sanitária irá traçar, nos próximos anos, como instrumento de construção da cidadania.
O serviço de vigilância sanitária, semelhante à enfermagem, tem sua origem justificada pela preocupação com a saúde dos indivíduos. Apesar da relevância da contribuição do enfermeiro para o serviço de vigilância sanitária, esse permanece pouco conhecido pelos profissionais da enfermagem. Esse estudo busca descrever o contexto do serviço de vigilância sanitária enquanto possibilidade do cuidado em enfermagem, permitindo sua visualização como campo de atuação da enfermagem.
Para tanto, optou-se pelo método de estudo de caso com abordagem qualitativa. Os sujeitos são os enfermeiros que atuam no