Fichamento - Linguística
Campus III – Centro de Humanidades
Curso de Licenciatura Plena em Letras – Português/ 2012.1
Disciplina: Linguística
Docente: Fátima Aquino
Discente: Tardelly Ferreira Alves
Fichamento: O Estruturalismo Linguístico: alguns caminhos
Ilari, R. O estruturalismo linguístico: alguns caminhos. In: MUSSALIM, F. Bentes, A.C. (Orgs.) Introdução à linguística: fundamentos epistemologicos. São Paulo: Cortez, 2004 Vol. III.
Guarabira – PB
28 de maio de 2012
1. AS NOTÍCIAS DOS PRIMEIROS VIAJANTES
O estruturalismo é um dos métodos mais extensos que veio a ser utilizado para a análise da língua na sociedade por volta do século XX. O termo estruturalismo teve sua origem através do Cours de linguistique générale de Ferdinand de Saussure (1916). O século XX principalmente quando esse assunto tornou-se base no que se refere ao estudo da linguagem veio a ser considerado o marco inicial da linguística contemporânea.
Em ampla visão entendemos que, o estruturalismo procura explorar as inter-relações onde através delas o que vem a ser o significado será produzido dentro de uma cultura. No Brasil, por volta de 1970 pode-se afirmar que o estruturalismo já era a orientação mas importante nos estudos em que a linguagem estava contida, tendo contribuído para o surgimento dos estudiosos denominados linguistas, que até então já disponibilizavam de seu espaço em prol de duas figuras mais antigas – a do gramático (uso correto da variante padrão) e a do filosófico (nas análises e textos representativos dessas fases). Nos dias atuais os linguistas brasileiros não precisam mais justificarem sua existência sob outros estudiosos da linguagem.
2. O SAUSSURIANISMO OU CURSO DE SAUSSURE
Ferdinand de Saussure é visto como o idealizador primário do estruturalismo, especificamente em seu livro de 1916, “Curso de Linguística Geral”. Ainda que ele, assim como seus contemporâneos, fosse dedicado a linguística histórica, desenvolveu no