Fichamento Linguistica
Por
JESSICA MOURA OLIVEIRA DA SILVA e ISADORA DE MELLO
Alunas do Curso de Pós-Graduação em Letras
Trabalho apresentado a Professora
Maura Cezario no curso Linguística I código LEF140
Faculdade de Letras da UFRJ
2º semestre de 2013
1) Explique a visão de Chomsky acerca da aquisição da linguagem. Inclua as suas críticas ao estruturalismo americano.
Em crítica ao estruturalismo americano, que considerava o comportamento linguístico como uma resposta previsível e mecânica, aprendida apenas pelo meio social.
Chomsky retomou a ideia do filósofo Descartes de que as pessoas nascem com algumas noções da língua devido ao código genético, um dispositivo inato ativado pelo meio. Ressaltando o componente criativo da linguagem humana que é capaz de falar uma palavra mesmo que ela nunca tinha sido falada anteriormente.
2) Comente o trecho abaixo referente à abordagem de Tomasello:
Bebês interagem com objetos e com outras pessoas, mas nunca com os dois ao mesmo tempo. Depois de mais alguns meses, mudanças começam a ocorrer e seus comportamentos envolvem coordenação de suas interações com objetos e pessoas. O termo “atenção conjunta” costuma ser usado para caracterizar todo esse complexo de habilidades e interações sociais. É nessa idade que os bebês começam a sintonizar a atenção e o comportamento dos adultos em relação a objeto/ seres exteriores.
Dos nove meses em diante, os bebês começam a ver os outros como agentes intencionais. A criança começa a ver ou imaginar a disposição do outro para o objeto que este pretende alcançar. O ser humano é o único primata que percebe o outro como agente intencional. A partir disso se pode ver que poderíamos aprender e partilhar ações.
3) Quais são as faces de aquisição de linguagem segundo Radford? Caracterize cada uma delas. Por que essa abordagem é inatista?
A primeira fase tem