Teoria de erros
Objetivo: Efetuar Medidas e Representa-la de acordo com a Teoria estatísticas dos erros.
Fundamentação Teórica:
No mundo Antes da Revolução Industrial Havia uma variedade de unidades Padrões, a, mas usada antes das ultimas fases da revolução francesa foi o sistema inglês ao longo de anos com a chegada de um sistema que buscava tornar uma única unidade padrão para todo o mundo o Sistema métrico decimal.Então o Metro foi admitido por vários países e inicialmente a intenção era definir o metro em termos da própria terra dessa forma o metro foi redefinido varias vezes até que em 1983 o metro ficou definido como a distancia percorrida da luz no vácuo.
Dessa forma buscaremos compreender que quando realizamos uma medida Precisamos estabelecer a confiança que o valor encontrado para a medidas representa. Pois Medir é um ato de comparar e esta comparação envolve erros dos instrumentos, do operador, do processo de medidas e outros.Então iremos aprender como determinar esse valor com seu respectivo erro ou desvio.
Valor médio - Desvio médio
Quando você realiza uma medida e vai estimar o valor situado entre as duas menores divisões do seu aparelho de medida, você pode obter diferentes valores para uma mesma medida.
Como exemplo, vamos medir o espaço (S) percorrido pelo PUCK utilizando uma régua milimetrada (a menor divisão é 1 mm).
Você observa que o valor de S ficou situado entre 5,80 e 5,90. Vamos supor que mentalmente você tenha dividido esse intervalo em 10 partes iguais e fez cinco medidas obtendo os valores de S apresentados na tabela 1.
Cada um Obteve um valor diferente
5.82
5.83
5.85
5.81
5.86
A Principio Ira parecer estranho como cinco pessoas tiraram 5 medidas diferentes tendo o mesmo instrumento.Assim iremos analisar se o erro que ocorreu foi um erro grosseiro,acidental ou sistemático.
Grosseiro: é ocorrido quando a falta de pratica do operador
Acidental: não guardam