Finura do cimento portland
A finura traduz o grau de moagem do cimento, que exerce grande influência sobre suas propriedades.
O processo de hidratação do cimento ocorre de fora para dentro, e ao primeiro contato com a água, age sobre os grãos a somente 0,5μ de profundidade, atingindo 4μ no primeiro mês. Portanto, quanto mais finalmente moído o cimento, maior a sua atividade química para com a água, resultando um volume menor de núcleo inerte.
A finura está relacionada à trabalhabilidade dos produtos preparados a base de cimento (pastas, argamassas e concretos), tempos de início e fim de pega, resistência à compressão, estabilidade volumétrica, geração de calor de hidratação e à durabilidade destes produtos.
2. Corpo do Trabalho
3.1 Parte Experimental
3.2.1 Materiais
* 50 g de cimento CP II E – 32
Especificação: NBR 11579 / MB 3432
3.2.2 Equipamentos
* Balança; * Conjunto de peneiramento (peneira #75 μm, nº 200, com tampa e fundo); * Pincéis; * Bastão em tubo de PVC ( diâmetro = 20 mm e comprimento = 250 mm); * Flanela * Cronômetro; * Vidro relógio.
3.2.3 Procedimento
Coletar uma amostra de cimento contendo 50 ± 0,05g (M), colocar na peneira, e submetê-la a movimentos de vaivém horizontais, com as duas mãos, espalhando o cimento por toda superfície da tela.
Esta operação tem por objetivo fazer passar os grãos mais finos, o que geralmente ocorre entre 3 a 5 minutos.
Prosseguir o peneiramento com a peneira tampada, sem fundo, dando golpes no rebordo exterior da peneira com o bastão, para desprender as partículas aderidas na tela e no caixilho.
Limpar com pincel e flanela toda superfície inferior da tela; encaixar a peneira no fundo, retirar a tampa e imprimir suaves movimentos de vaivém horizontais durante 15 a 20 minutos, sempre girando o conjunto e limpando tela com pincel a intervalos regulares.
Deve-se cuidar-se para que o material fique uniformemente espalhado sobre