Cimento Portland – Determinação da finura por meio da peneira 75µm (nº200)
Introdução: O ensaio de finura do cimento é uma noção relacionada com o tamanho dos grãos do produto. É usualmente definida de duas maneiras distintas: pelo tamanho máximo do grão, quando as especificações estabelecem uma proporção em peso do material retido na operação de peneiramento na malha de abertura definida, e, alternativamente, pelo valor da superfície específica (soma das superfícies dos grãos contidos em um grama de cimento).
A finura, mais precisamente a superfície específica do produto é o fator que governa a velocidade da reação de hidratação mesmo e tem também sua influência comprovadas em muitas qualidades de pastas, das argamassas e dos concretos.
O aumento da finura melhora a resistência, particularmente a resistência da primeira idade, diminui a exsudação e outros tipos de segregação, aumenta a impermeabilidade, a trabalhabilidade e a coesão dos concretos e diminui a expansão do autoclave.
Objetivo: Esta norma prescreve o método de ensaio para a determinação da finura de CP com emprego de peneira 75µm (nº200), pelos procedimentos manual e mecânico. É determinada a porcentagem, em massa, de cimento cujas dimensões de grãos são superiores a 759776µm (fração retida).
Equipamentos:
- Balança;
- Recipiente de porcelana;
- Relógio;
- Conjunto de peneira com tampa e fundo;
- Pincel com cerdas de aço.
Amostra: 50g de Cimento Portland – Z32
Procedimento: A amostra de 50g de cimento foi colocada numa peneira, e o técnico do laboratório, com movimentos de vai e vem durante 10 minutos, conseguiu com que a peneira separasse o cimento. O resíduo que não passou pela peneira foi pesado, e com o valor de 0,39g determina-se a finura através da fórmula.
Memória de cálculo e Resultados:
F= índice de finura (%)
R= resíduo retido na peneira (g)
C= coeficiente de correção
M= massa da amostra (g)
F= RxC/M x 100
F= 0,39x1/50 x 100
F= 0,78%