Relatorio quimica
A maior parte dos elementos químicos são os metais que se localizam a esquerda da tabela periódica estes elementos são característicos por possuírem baixa energia de ionização e baixa afinidade eletrônica, e por isso formam íons positivos, denominados cátions. (RUSSELL, 2006)
Para uma melhor analise qualitativa os cátions são classificados em cinco grupos diferentes baseados do modo como os cátions reagem em determinados reagentes. Os reagentes mais comumente utilizados para esta classificação são o ácido clorídrico, o acido sulfídrico, o sulfeto de amônio e o carbonato de amônio.
Os cinco grupos e suas principais características são:
Grupo I – formam precipitado com acido clorídrico. Cátions do grupo I: chumbo, mercúrio (I) e prata.
Grupo II – não reagem com ácido clorídrico, mas formam precipitado com acido sulfídrico. Cátions do grupo II: cobre, mercúrio (II), bismuto, cádmio, arsênio (III), arsênio(V), antimônio (III), antimônio(V), estanho (II), estanho (III) e estanho(V).
Grupo III – Formam precipitado com sulfeto de amônio. Cátions do grupo III: cobalto (II), níquel (II), ferro (II), ferro (III), cromo (III), alumínio, zinco e manganês (II).
Grupo IV – Formam precipitado com carbonato de amônio. Cátions do grupo IV: cálcio, estrôncio e bário.
Grupo V – São muito solúveis e não se precipitam com nenhum dos reagente citados. Cátions do grupo V: sódio, potássio, amônio, lítio e hidrogênio.
Nesta prática utilizaremos dois metais que se encaixam no grupo I, a prata e o chumbo. Os cátions deste grupo reagem com o cloro formando cloretos insolúveis (cloreto de prata, cloreto de chumbo e cloreto de mercúrio) que se caracterizam pela coloração branca. Os nitratos do grupo I são solúveis, enquanto que brometos iodetos e sulfetos são insolúveis. Entre o sulfatos o de prata se solubiliza facilmente enquanto que o de mercúrio é menos solúvel e o de chumbo é praticamente insolúvel. (VOGUEL, 1981)
2. OBJETIVOS
Proceder com reações de