FINANÇAS
PLANEJAMENTO FINANCEIRO:
Procura evidenciar a necessidade de crescimento da empresa. Possibilita ao Administrador Financeiro identificar problemas e desafios futuros, selecionar ativos rentáveis e condizentes com a organização.
Através do Planejamento Financeiro é possível estabelecer a rentabilidade mínima dos ativos/ investimentos.
CONTROLE FINANCEIRO:
Acompanha e avalia o desempenho financeiro da empresa. Analisa possíveis desvios dos indicadores financeiros, comparando os resultados previstos com os resultados efetivamente realizados. Também define e implementa medidas corretivas e verifica a eficácia operacional.
ADMINISTRAÇÃO DE ATIVOS:
Estabelece a melhor estrutura em termos de riscos e retorno de ativos (investimentos) e seu gerenciamento. A Administração de Ativos acompanha a defasagem entre as entradas e saídas monetárias de caixa (fluxo de caixa, gestão do capital de giro).
ADMINISTRAÇÃO DE PASSIVOS:
Gerencia a estrutura de capital (financiamentos) da empresa, procurando garantir a estrutura de capital mais eficaz em termos de liquidez, risco financeiro e redução de custos.
2) QUAIS OS RISCOS DA EMPRESA, ASSOCIADOS ÀS DECISÕES FINANCEIRAS? DISCUTA DETALHADAMENTE CADA UM DESSES RISCOS.
RISCO ECONÔMICO (OPERACIONAL):
É baseado no lucro operacional (resultado gerado pelos ativos antes das despesas financeiras). Refere-se diretamente a atividade operacional da organização e seu mercado de atuação. Independe da forma como a empresa é financiada, restringindo – se exclusivamente as decisões de investimento. Exemplos:
• Sazonalidade do mercado
• Tecnologia
• Alterações na demanda
• Variações macroeconômicas
• Concorrência.
RISCO FINANCEIRO:
Referem-se diretamente as decisões de financiamento,