Experimento da Vela
Objetivo
O objetivo deste experimento foi observar as alterações químicas envolvidas no processo de combustão da vela, através da realização de um experimento no laboratório, onde foram analisadas as transformações ocorridas durante e depois da queima da vela.
Introdução
A vela é uma fonte de luz que foi muito utilizada antes da descoberta da lâmpada, e consiste num pavio que vai produzir o fogo, inserido na parafina que é o combustível do pavio. Esse experimento foi realizado no laboratório de química. Foram observadas as características da vela apagada e colocado em discussão as reações observadas durante o experimento.
Materiais
Vela
Béquer grande
Béquer médio
Fósforo
Água
Procedimentos
1 – Fixar a vela no fundo do béquer grande. 2 – Colocar um pouco de água no béquer. 3 – Acenda a vela. 4 – Cubra a vela com o béquer médio. Depois de certo tempo, a vela começa a apagar e a água começa entrar no béquer.
Resultados e Discussão
Quando se coloca uma garrafa ou um béquer (como no experimento) sobre uma vela acesa, o ar frio que está dentro do frasco é liberado dando lugar ao ar quente. Nesse momento ocorre uma diminuição do oxigênio dentro do frasco por causa da combustão da vela, e a sua chama se apaga. A temperatura começa a diminuir proporcionalmente com a pressão, e a pressão que está presente dentro do frasco compete com a pressão atmosférica que está fora que é mais forte, ou seja, a pressão atmosférica empurra o líquido para dentro do frasco fazendo a água subir.
Conclusão
Em frente à experiência realizada foi possível a percepção de que a