Experimento da Vela
Campus Joinville
CEM – Centro de Engenharias da Mobilidade
EMB5006 – Química Tecnológica 2013/1
Experimento da Vela
Turma A - Grupo 1
RESUMO
Gases existem em praticamente todos os ambientes que nos cercam e são imprescindíveis no processo de combustão. O experimento teve como objetivo observar o comportamento do ar atmosférico quando aquecido pela chama de uma vela imersa em um copo, e sua movimentação quando a chama cessa. Analisando os resultados obtidos conclui-se que com o aumento da temperatura dentro do copo, e consequente redução da densidade do ar, ocorre uma expansão dos gases internos provocando o extravasamento do fluído em contato com a base do sistema. Quando a combustão termina, o ar dentro do copo resfria-se e rapidamente se contrai, provocando a entrada do líquido localizado na parte externa do copo.
Palavras-chave: Combustão, comburente, volume, dilatação.
REVISÃO DA LITERATURA
Combustão: é uma reação química exotérmica de oxidação entre dois reagentes, o combustível e o comburente.
Dilatação: é a variação das dimensões de um corpo devido à variação da temperatura.
Combustível: substância que reage com o comburente liberando energia.
Comburente: substância que, se associada ao combustível, é capaz de fazê-lo entrar em combustão, se junto de uma ignição.
Volume: é a medida que quantifica o espaço que um corpo ocupa.
MATERIAL E MÉTODOS
1. Material:
a. 3 copos
b. Vela
c. Prato descartável
d. Suco
e. Balança
f. Régua
g. Cronômetro
2. Métodos:
No experimento foi utilizada a régua para medir as dimensões dos copos, para depois aproximar seus respectivos volumes. Feito isso se encheu os copos com água e utilizando uma balança de precisão se mediu a massa de água que coube no copo e através da densidade descobrimos o seus respectivos volumes com mais precisão. A vela foi colada no prato com a própria cera derretida e foi colocado suco no prato de plástico. Foi feito