SAUDE DA MULHER
2006
Atualizada, revista e ampliada
Professor Dr. Nader Wafae
Titular de Anatomia Descritiva, Neuroanatomia e Topográfica
Especialista pela Escola Paulista de Medicina
Doutor pela Escola Paulista de Medicina
Livro Docente pela Universidade Federal de São Paulo
Observação: Os direitos autorais desta apostila pertencem exclusivamente ao Professor Dr. Nader Wafae. É terminantemente proibida a reprodução e utilização desta apostila em seu todo ou em partes sem autorização expressa (por escrito) do autor.
Formação do Sistema Nervoso Prof. Dr. Nader Wafae
A origem embriológica do sistema nervoso provem do ectoderma, a camada externa do embrião. Na linha mediana dorsal do ectoderma forma-se um espessamento chamado placa neural que em seguida apresenta uma invaginação para o interior do embrião, formando o sulco neural cujas extremidades acabam se unindo e se destacando do ectoderma para constituir um tubo que se localiza no interior do mesoderma é o chamado tubo neural. Nesse ponto de união logo abaixo do ectoderma formam-se dois prolongamentos laterais são as cristas neurais. Veremos posteriormente que o tubo neural formará o sistema nervoso central enquanto as cristas neurais formarão o sistema nervoso periférico.
A extremidade anterior do tubo neural se desenvolve mais que a parte posterior e forma uma dilatação chamada vesícula encefálica ou arquencéfalo. Temos então o início do sistema nervoso central, esta parte anterior, dilatada vai forma o encéfalo, e a parte posterior que não se diferencia tanto, vai formar a medula espinal.
A vesícula encefálica continuando o seu desenvolvimento se divide em 3 vesículas chamadas respectivamente de: prosencéfalo (a anterior), mesencéfalo (a do meio) e rombencéfalo (a posterior), esta última é contínua com o tubo neural restante (medula espinal).
Na fase seguinte, o prosencéfalo se divide novamente