Finanças
1. Sobre que elementos de seu ciclo operacional a empresa tem liberdade de ação?
Prazo de fabricação/estocagem, prazo de pagamento e prazo de recebimento. A empresa tem liberdade de ação total sobre o prazo de fabricação/estocagem. Os prazos de pagamento e recebimento são determinados pelo mercado e, para modificá-los, a empresa precisa assumir o custo financeiro e dificuldades negociais decorrentes do retardamento do pagamento ou da antecipação do recebimento.
2. Por que um ciclo financeiro curto acarreta alto giro de caixa?
Porque o giro de caixa é igual a um valor constante (360) dividido pelo ciclo financeiro. Desse modo, quanto menor o divisor - o ciclo financeiro -, maior será o quociente - o giro de caixa.
3. Que medida poderia trazer redução permanente e eficaz do ciclo financeiro?
A redução do prazo de fabricação/estocagem.
4. Qual o ciclo financeiro de uma empresa que tem giro de caixa de quatro vezes por ano?
(360 ÷ 4)= 90 dias
5. Uma empresa tem um prazo de fabricação/estocagem de 50 dias, prazo de pagamento de 40 dias e prazo de recebimento de 20 dias. Qual seu ciclo de caixa?
(PE+PR-PP)
(50 + 20 - 40)= 30 dias
6. Qual a principal limitação do índice de liquidez corrente?
Considerar que os estoques representam disponibilidade financeira imediata, sem levar em conta a provável dificuldade de convertê-los em dinheiro.
7. Que índice tenderia a ser mais estável ao longo do tempo: o índice de participação das disponibilidades, ou o índice de participação dos estoques?
O índice de participação dos estoques. Pois o valor das disponibilidades varia muito mais do que o valor dos estoques, tanto no longo, como no curto prazo.