Reprodução Humana - ensino médio
Sistema genital feminino
Órgãos externos
Pudendo femino / vulva : Constituido pelos lábios maiores ( drobras grossas de pele), lábios menores (pregas de pele mais delicadas que são internas aos grandes lábios e delimitam a entrada da vagina – vestíbulo vaginal.
Clitóris: órgão de 1 a 2 cm, constituído por tecido que se irriga de sangue durante a excitação sexual. Considerado homologo ao pênis.
Uretra: pequena fenda no vestíbulo vaginal entre o clitóris e a abertura da vagina.
Glândulas secretantes: secretam lubrificante para facilitar a penetração. Há um par delas no vestíbulo do lado da abertura vaginal
Hímen: recobre parcialmente o orifício vaginal nas mulheres virgens. Tem função desconhecida.
Órgãos internos:
Vagina: canal que vai do pudendo ate a base do útero. Suas paredes se dilatam durante a excitação e as gandulas produzem o lubrificante para facilitar a penetração.
Útero: órgão oco de forma e tamanho como o de uma pera. O colo uterino tem consistência mais firme do que o resto do órgão, e se comunica com a vagina – dilata-se no parto. A parede do órgão é espessa e pode se expandir (na gravidez). Sua parte mais superior se conecta ás tubas uterinas – para onde vai o ovulo liberado pelo ovário - cujas extremidades terminam próximo aos ovários (gônada feminina) – estruturas ovoides na região da virilha onde se localizam as células que dão origem aos óvulos. Seu interior é revestido pelo endométrio – tecido rico em glândulas e vasos. A menstruação é o endométrio que não fora “usado” numa gravidez sendo eliminado. Ciclo menstrual: período entre uma menstruação e outra.
Formação dos óvulos
Ovulogenese: produção dos gametas femininos (óvulos = ovócito II). As ovogonias se multiplicam por mitose e depois fazem meiose para crescer, e assim passam a se chamar ovócitos I. isso ocorre antes do nascimento da mulher. Ao nascer a mulher tem folículos no ovário (estrutura que envolve o ovócito), e eles vao morrendo ao longo da