Finanças
REVISÃO DA LITERATURA
Yonara Daltro da Fonseca * *
Orientador : Prof. Adriano Leal Bruni** **
RESUMO
A ordem atual, de mundo transnacionalizado, exige do empreendedor decisões freqüentes sobre novos investimentos.
Há uma imposição para contínuas alterações nas empresas, seja no processo produtivo, seja na necessidade de renovação tecnológica, para atingir uma melhor competitividade e inserção ou manutenção neste mercado globalizado.
O sucesso do gestor financeiro é avaliado pela maximização da riqueza dos proprietários das empresas sendo imperiosa a atenção às sinalizações da economia e adoção de ferramentas cada vez mais eficientes para análise e controle de risco associado a estes novos projetos.
O presente trabalho busca descrever de forma sucinta as principais etapas de avaliação de novos investimentos em contexto com e sem risco, abordando a elaboração do fluxo de caixa incremental, o custo do capital empregado e os critérios que auxiliam nesta decisão.
1. INTRODUÇÃO
Constantemente o gestor financeiro se depara com a necessidade de optar em fazer novos investimentos e em obter financiamento ou utilizar recursos próprios. A decisão de investir em ativos reais está entre as mais importantes decisões econômicas, pois impactam no futuro econômico de uma sociedade. Este tipo de investimento refere-se à determinação de aumentar ou não o estoque de capital da empresa, seja através da aquisição ou ampliação de instalações físicas, máquinas, equipamentos, ou até mesmo o investimento em treinamento, capacitação, ou contratação do capital humano, elementos utilizados para produção de bens e/ou serviços pela empresa.
*
**
Pós-Graduanda em Economia Baiana pela UNIFACS
Mestre em Administração pela USP
1
O sucesso desta deliberação é julgado pelo aumento do valor da empresa, refletido em ganho para os proprietários. A boa decisão de investimento se materializa na compra de
um