Finanças
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO - VESPERTINO
DISCIPLINA MACROECONOMIA
PROF. ERNANI RAMOS
ALUNAS: CAMILLA VIEIRA, CLÁUDIA JORDANA E PAULA ROBERTA
TRABALHO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA PARA COMPLEMENTAÇÃO DE NOTA PARA FORMAÇÃO DO 1º CRÉDITO
1 TEORIAS MONETÁRIAS
1.1 O QUE REPRESENTA UM SISTEMA MONETÁRIO?
Um sistema monetário é um conjunto de regras e instituições cujo objetivo é organizar a moeda em um determinado espaço monetário. Tradicionalmente, os sistemas monetários são a responsabilidade dos Estados, e são administrados como parte da política econômica nacional. Existem também sistemas transnacionais, como a zona euro. Um sistema monetário é organizado em torno de dois componentes essenciais: um sistema de moeda de conta e um sistema de moeda de pagamento (ou de transação)
1.2 O QUE SIGNIFICA ESCAMBO?
A palavra escambo significa a troca de mercadorias por trabalho. Ela é muito utilizada no contexto da exploração do pau-brasil (início do século XVI). Os portugueses davam bugigangas (apitos, espelhos, chocalhos) para os indígenas e, em troca de trabalho, os nativos deveriam cortar as árvores de pau-brasil e carregar os troncos até as caravelas portuguesas. É a transação ou contrato em que cada uma das partes entrega um bem ou presta um serviço para receber da outra parte um bem ou serviço em retorno em forma de Crédito, sem que um dos bens seja moeda. Isto é, sem envolver dinheiro ou qualquer aplicação monetária aceita ou em circulação.
1.3 O QUE REPRESENTA A MOEDA ESCRITURAL?
Moeda escritural é o nome que se dá ao uso dos depósitos bancários usados como meio de pagamento. A partir do século XIX começaram a surgir os serviços de compensação bancária e de transferências (diretas ou através de cheques) entre contas correntes dos depositantes. Com isso os depósitos a vista passaram a ter valor de moeda, chamada de moeda escritural. A moeda escritural cumpre satisfatoriamente o papel de meio de troca,