Financiamento na saúde
A inflação impacta diretamente no comportamento de uma economia, uma vez que provoca diversas variações nesse setor. Isto pode ser evidenciado principalmente quando se analisa os efeitos internos e externos. Neste, a inflação se traduz nitidamente por uma desvalorização da moeda local frente a outras, causando o encarecimento do produto nacional com relação ao importado e por sua vez resultando no aumento das importações e redução nas exportações, fato este que reflete negativamente na Balança Comercial do país. Já no âmbito interno, a inflação é notada, sobretudo, pela expansão monetária, bem como pelo aumento dos preços de um modo geral, implicando inclusive na elevação dos custos de produção dos produtos.
Além disso, ocorrem distorções na distribuição da renda, tendo em vista que os assalariados não têm a mesma capacidade de repassar os aumentos de seus custos, assim como os empresários e o governo, ficando seus orçamentos cada vez mais reduzidos. Some-se a isso a criada “ilusão monetária”, resultante do grande volume de dinheiro jogado no mercado dando a percepção de aumento no salário nominal, acarretando um aumento no consumo. No entanto, não incide um reajuste proporcional sobre o salário real, diminuindo assim o poder de compra da moeda. Vale salientar ainda que, ao analisar o fator investimento na economia, é tendencioso a ocorrer uma redução, em virtude da imprevisibilidade do mercado econômico.
A teoria da Inflação de demanda se traduz no excesso de demanda agregada em relação à produção disponível de bens e serviços na