Aaaaaaaa
Aluísio Azevedo
O cortiço
1.
Contexto soCial e HistÓRiCo
o Realismo/natuRalismo
Realismo é a denominação genérica da reação ao estilo romântico que tentou superar o sentimentalismo através da busca da objetividade e da racionalidade. Não se enaltecem mais as personagens heroicas, a pátria idealizada, a mulher inatingível, o passado histórico. o momento presente é o que conta agora. As personagens retratarão pessoas comuns, portadoras de fraquezas, defeitos, imperfeições etc. A busca da verdade contemporânea e a dissecação da sociedade burguesa consistiam as grandes metas dessa nova estética. Temas como a traição, o adultério, a dissimulação, a falta de ética, os jogos de interesses, enfim, a hipocrisia humana, sempre aparecerão como pano de fundo das obras realistas. os escritores realistas/naturalistas defendiam uma literatura antiburguesa, antimonáquica e anticlerical por meio do predomínio da razão. Adotaram uma postura de análise crítica diante dos fatos para a partir destes extraírem um retrato fiel, objetivo e imparcial da sociedade da época. Como marcos iniciais dessa estética na europa, tivemos, em 1857, a publicação, na França, da obra Madame Bovary, de Gustave Flaubert, considerado o primeiro romance realista da literatura universal. só 10 anos depois, teríamos a publicação daquela que seria considerada a primeira obra naturalista: thérèse raquin, de Émile zola.
o natuRalismo no BRasil
Considera-se o ano de 1881 como marco literário do Realismo/Naturalismo no Brasil, com a publicação da obra realista Memórias póstumas de Brás cubas, de Machado de Assis, e com a obra naturalista O mulato, de Aluísio Azevedo.
3
ol1b - 08
Aluísio Azevedo
Como se percebe, dentre o grupo de autores dessa estética, alguns optaram por inclinar suas obras para o cientificismo naturalista e para a análise social a partir de grupos humanos marginalizados. defendendo a tese determinista de que “o homem é fruto do meio”, essas narrativas