Financiamento de Negócos
Aluna: Márcia Aparecida Rodrigues de Sousa
Financiamento de novos negócios
Tipo do Financiamento
- Bancos
Agências governamentais e bancos com apoio a empreendedores. Existem formas de financiamento de novos negócios onde não há a necessidade de devolver o valor que você pegou emprestado ou o mesmo será pago com juros muito baixos. Geralmente essas fontes de recursos vêm de agências governamentais que apoiam a pesquisa, inovação e empreendedorismo. Alguns exemplos não o CNPq (www.cnpq.br) e a Finep (www.finep.gov.br). Além disso, também existem alguns bancos que ajudam as novas empresas concedendo empréstimos com juros muito baixos e com prazo de carência para início do pagamento. O BNDES (www.bndes.gov.br) é um deles.
As micro e pequenas empresas representam hoje 99% dos negócios do país, segundo o Sebrae. São ao todo 14,8 milhões de pequenos negócios (4,5 milhões formais e 10,3 milhões informais), que geram 28,7 milhões de empregos.
CEF (Caixa Econômica Federal), Banco do Brasil e BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), que emprestam por meio de uma rede de bancos credenciados, são hoje as principais fontes de crédito para as micro e pequenas empresas.
Bancos privados, como Santander e Bradesco também oferecem linhas de crédito para empresas de pequeno porte. As condições dos empréstimos e os juros, entretanto, podem variar dependendo do perfil de cada cliente.
Caixa Financiamentos
A CAIXA oferece financiamentos ideais para micro e pequenas empresas que querem expandir seus negócios, modernizar suas operações, melhorar seu espaço físico ou diversificar seu setor de atuação. Com as linhas de crédito disponíveis, é possível reformar, ampliar, adquirir equipamentos e financiar projetos.
BNDES CAIXA
O Cartão BNDES CAIXA MasterCard é um cartão destinado às empresas clientes CAIXA, portadoras de Conta Corrente ou Poupança Pessoa Jurídica, com faturamento anual bruto de até R$ 90 milhões e