Artigo
UMA FERRAMENTA PARA IMPLEMENTAÇÃO DE MELHORIAS EM PEQUENAS EMPRESAS DE SERRALHERIA
PROBLEMA:
Segundo levantamentos feitos pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPE), apontaram que em 1988, 22,0% (vinte e dois por cento), das pequenas empresas brasileiras, fecham suas portas a cada ano. Este índice vem caindo ano a ano, sendo que de 2010 a 2011 a queda foi de 7,0% (sete por cento) em relação à mortalidade do ano anterior. Já de 2009 a 2011, a queda foi de 24,0 %, em relação a mortalidade do ano 2008. Qual ou quais são os fatores que podem explicar esse problema crônico brasileiro. Cabe lembrar que estas MPEs são as grandes responsáveis por parcela significativa dos empregos gerados no país. São várias as pesquisas e reportagens que enfocam os inúmeros aspectos considerados como causadores responsáveis desta situação.
O plano de negócios pode ser uma ferramenta que traga melhorias em pequenas empresas do ramo de serralherias?
HIPÓTESE:
Pode-se citar a falta de incentivos e subsídios do governo, altas taxas de juros, acesso restrito ao crédito, exigência de contrapartidas elevadas ao se pleitear financiamentos junto a bancos, a crescente concorrência estrangeira, entre outros que são diariamente discutidos em vários pontos do país. É constante a preocupação em se buscar culpados para os próprios erros e a exagerada preocupação com fatores intangíveis para o empreendedor (DORNELAS, 2010).
Todos esses exemplos citados são verídicos, importantes e preocupantes, porém são fatores de ordem macro e de difícil influência junto ao empreendedor isoladamente. Todavia, o plano de negócios utilizado por pequenas empresas de serralheria, impacta na melhoria do desenvolvimento da empresa.
No entanto, é visível a falta de cultura e de planejamento do brasileiro, que por outro lado é sempre admirado por sua criatividade e persistência. Dornelas (2010)
Defini-se o brasileiro como um guerreiro empreendedor e um