Sistemas de informação
A realidade dos pequenos negócios não permite que as oportunidades se percam na falta de controle e na descontinuidade do relacionamento com os clientes já conquistados. As clínicas odontológicas enquadram-se no perfil desses negócios, principalmente em um momento econômico onde muitas famílias têm ascendido de classe e, consequentemente, tido a oportunidade de investir em saúde e estética bucal. Ainda que as necessidades dos clientes não devam ser instigadas ou artificialmente sugeridas, por tratarem-se, essencialmente, de procedimentos de saúde.
No entanto, a concorrência promovida pelo aumento do número de profissionais qualificados e as constantes evoluções das técnicas e tratamentos dentários obrigam os cirurgiões dentistas a fazerem um acompanhamento constante de sua clientela, procurando incentivar a priorização da saúde bucal no rol de desejos e necessidades dos indivíduos.
A gestão do relacionamento com os clientes vem de encontro a essa nova estratégia de posicionamento no mercado. São inúmeras variáveis a serem controladas, comportamentos e hábitos a serem monitorados e argumentos que devem ser cada vez mais consistentes e amplos para convencer o consumidor de suas novas prioridades.
O volume de dados e informações geradas a partir destes dados requerem o uso de um sistema informatizado capaz não só de armazená-los , mas principalmente de extrair com inteligência aplicada às regras de negócios e às características dos serviços, estratégias de conquista de clientes e conhecimento antecipado de tendências do mercado, para que as ações em busca do crescimento e sustentabilidade possam ser tomadas com antecedência e com o mínimo possível de erros.
Portanto, é premente que as rotinas relativas ao relacionamento com clientes e a gestão do negócio como um todo, seja adaptada às diversas tecnologias de informação e comunicação, convertendo-se em fator de crescimento e sucesso e que, estrategicamente, o cirurgião dentista esteja preparado para