gestáo
Com o objetivo de motivar e desenvolver o comprometimento das pessoas, a liderança participativa é a maneira mais eficiente de desenvolver equipes e torná-las mais produtivas por meio do exercício de influenciar pessoas. Liderança não é um cargo hierárquico. É uma competência profissional que deve estar presente em cada um de nós, de forma pessoal que interfere muitas vezes na nossa vida profissional. Essa maneira de entender a liderança diz respeito às nossas responsabilidades e às nossas atitudes.
Comprometa-se com os seus colaboradores e os faça comprometerem-se com os resultados da equipe. Líderes são direcionadores!
Antes de falarmos dos princípios essenciais para a liderança participativa, gostaria de apresentar-lhe uma análise conveniente do ambiente corporativo. Vamos adentrar na máquina mais incrível de todas: o corpo humano.
Pense num grupo de célula do corpo humano. Sabemos que elas são uma estrutura complexa que exerce funções essenciais para a nossa sobrevivência. Elas são apenas um dos milhares de conjuntos de células que temos em nosso corpo. Cada estrutura celular tem uma função específica e fundamental para o funcionamento dos nossos tecidos, dos nossos órgãos. Visualize-se como uma célula. O que você representa sozinho(a) dentro da incrível máquina do corpo humano? Sem os outros milhões de células, uma célula sozinha perde a sua função. Isolada, toda a sua complexidade e eficácia perde sua potencialidade. Agora pense na unidade desta máquina. Funções incríveis são executadas maximizando o potencial do corpo. Anticorpos combatem as doenças, células distribuem as fontes de energias por todos os cantos, impulsos elétricos emitem e recebem informações o tempo todo com impulsos nervosos que o leva a executar ações da maior complexidade. É importante entender que para a fluidez dos mais variados processos do corpo humano é preciso integração de todas as células direcionadas para um único objetivo: manter o corpo vivo