Financiamento ao comercio exterior
Fabiana - Roxo (13/03/2012)
4.1 Roteiro de um Plano de Negócio Internacional
O processo de internacionalização de uma empresa, seja ela de qualquer porte, requer uma decisão estratégica por parte da alta direção da empresa.
Esta decisão em geral é protelada pela direção da empresa, apesar de a empresa já realizar operações com o exterior esporadicamente, sem contemplar esforços mercadológicos que dependem de uma estratégia definida.
Normalmente a decisão de internacionalização se dá por fatores exógenos à empresa, como crise no mercado doméstico, uma mudança substancial na política cambial favorecendo a margem de lucro das exportações, entrada de um concorrente alavancado financeiramente no mercado interno pela escala da exportação, um novo pacote de incentivos fiscais ou de promoção comercial lançado pelo governo, dentre outros.
Em geral, as pequenas e médias empresas sofrem dramaticamente ao tomar essa decisão estratégica.
Como nessas empresas normalmente os gestores não têm formação e experiência anterior ou sensibilidade para negócios internacionais, torna-se difícil a avaliação das efetivas vantagens, desvantagens e as sinergias oriundas deste processo. Os executivos transitam, portanto, entre uma euforia ilógica até um pessimismo conflitante.
Neste momento, faz-se necessária a figura isenta de um consultor externo que, conhecendo a cultura organizacional da empresa, passará a conduzir o processo, podendo visualizar imparcialmente os pontos fortes, os pontos fracos e as potencialidades da organização e a análise do mercado coerentemente à visão, missão e metas da empresa.
O processo de planejamento de marketing internacional envolve a união de mentes dentro da empresa/grupo/departamento e uma troca entre as difíceis questões levantadas.
O processo de planejamento