Financeiro
DACEC – Departamento de Ciências Administrativas, Contábeis, Econômicas e da Comunicação.
Curso de Administração.
ANÁLISE FINANCEIRA DA EMPRESA: NATURA COSMÉTICOS
Julian Beatrice Deves
Valquíria M. Colatto Martins
Professora:
Roselaine Filipin
Ijui/RS, 1° semestre de 2013.
Sumário:
Índice de Tabelas
Introdução
No contexto da economia, a empresa pode ser compreendida como uma unidade tomadora de decisões econômicas, que por meio das demonstrações contábeis extraem informações a respeito de sua posição econômica e financeira. Dessa forma, a análise financeira e econômica, baseada em índices, possibilita a comparação dos valores obtidos em determinado período com aqueles levantados em períodos anteriores e o relacionamento desses valores com outros afins.
As informações contábeis contribuem para a análise financeira e econômica das organizações e, consequentemente, para o desempenho empresarial, diversos estudos já foram realizados no sentido de evidenciar a necessidade de utilização da análise das demonstrações contábeis como ferramenta fundamental para o processo de tomada de decisão.
Um desses estudos foi o de Martins (2006) que discutiu a importância do processo de avaliação de desempenho como uma ferramenta de agregação de valor ao negócio da organização; Bezerra e Corrar (2006) propõem uma metodologia na análise dos indicadores que diminua o grau de subjetividade na escolha desses que deverão compor a avaliação das empresas. Para isso, utilizaram a análise fatorial para criação dos critérios de seleção dos indicadores financeiros.
Macedo, Silva, e Santos (2006) apresentam uma proposta de avaliação de performance empresarial através da utilização da análise por envoltória de dados, com o objetivo de buscar um índice de performance relativa que seja capaz de conjugar indicadores financeiros de lucratividade e