Financeiro
As empresas sempre procuram investir diariamente nas praticas de gestão que avaliam o seu desempenho, buscando sempre atrair mais, reter e ganhar espaço no mercado.
Com esta gestão de valor do capital de giro eles sempre buscam maximizar o valor da organização, para todos os interessados.
Como é um sistema de aumentar o valor, ele mexe com a parte econômica e social da companhia, sempre tendo a capacidade de melhorar e explorar a geração da sua renda, a partir do capital de giro.
Nas empresas é muito importante ter este tipo de valor, pois aumentam a riqueza do acionista da empresa, quando tem um gerador de valor ( Ativos), eles são isolados e analisados depois conversam entre si e é analisado novamente.
Quando falamos em gestão de valor nem sempre ele esta dentro da empresa, ele pode estar fora, um bom exemplo que podemos citar é quando temos um relacionamento muito forte com um fornecedor, um acordo de licenciamento em bases particularmente vantajosas.
Se você não saber lidar com a gestão do valor, ela pode se tornar um caso de destruição, muitas empresas acabam fazendo isso quando enfatizam a participação no mercado mais que fluxo de caixa, convertendo seus produtos gradativamente em mercadoria.
Com este conceito podemos pegar um trecho em que o autor Assaf Neto descreve em pequenas linhas um pouco sobre a gestão do valor no capital de giro: * A estruturação de um sistema financeiro eficiente que avalia e transmite informações relevantes aos acionistas sobre a criação ou destruição de riqueza é a essência das corporações para atuarem competitivamente no mercado.
Partindo com esse trecho podemos entender que as empresas procuram novas medidas de desempenho, que buscam evidenciar a eficiência da criação ou destruição do valor. A gestão de valor nada mais é que o indicador de desempenho importante , porém ele ainda não expressa a real criação de riqueza para as empresas.
A criação de valor é sempre os resultados