Circuitos monofásicos (rlc série e paralelo)
Introdução
● Uma das medidas principais para se gerir qualquer negócio é a criação de uma estrutura e de uma configuração empresarial que conectem os vários elementos da organização.
● As expressões organização estrutural e configuração organizacional se referem a um conjunto abrangente de elementos que podem ser utilizados para configurar uma organização.
1. Especialização no trabalho
2. Departamentalização (agrupamento de tarefas)
3. Estabelecimento de relações hierárquicas
4. Delegação de autoridade
5. Coordenação de atividades
1 Especialização no trabalho
● O primeiro elemento da estrutura empresarial é a especialização no trabalho, que é o grau de subdivisão de uma tarefa completa de uma organização em partes menores.
● A especialização no trabalho é a conseqüência natural do processo de crescimento organizacional.
1. Especialização no trabalho – benefícios
● A especialização no trabalho proporciona quatro benefícios:
1. Aumento da competência: ao executar pequenas tarefas simples, os funcionários tornam-se muito competentes em cada uma delas (especialização).
2. Redução (ou eliminação) do tempo de transferência: se os funcionários executam tarefas diferentes, perdem tempo enquanto interrompem uma e iniciam outra.
3. Uso de equipamentos específicos: quanto mais preciso e definido for um trabalho, mais fácil será desenvolver equipamentos especializados para ajudar na sua realização.
4. Redução do tempo e custo de treinamento: quanto um funcionário especializado pede demissão (ou se ausenta), um gerente pode treinar um substituto por um custo relativamente reduzido e em um período comparativamente menor.
1. Especialização no trabalho – limitações
●A especialização no trabalho recebe as seguintes críticas:
1. Insatisfação e falta de motivação: trabalhos altamente especializados provocam a insatisfação e a falta de motivação nos funcionários (não oferecem estímulo ou desafios).
2. Aumento das