FINANCEIRO
2) diz que as organizações devem oferecer produtos e serviços que satisfaçam às necessidades, aos desejos e valores de seus clientes, e o façam por meio de um conjunto de atividades integradas (processo) que permitam que elas alcancem suas metas. É preciso que todos os departamentos da organização tenham visão de Marketing, o que significa que todos estão centrados no cliente e entendem a importância de mantê-lo satisfeito e fiel. Esta filosofia com foco na satisfação do cliente é o que irá garantir a sobrevivência da empresa no longo prazo, destacando-se perante seus concorrentes diretos e indiretos. O marketing tem a responsabilidade de levar e trazer informações entre o consumidor e o restante da empresa. É o Marketing que se ocupa da criação e desenvolvimento de novos produtos, bem como da comunicação que faz os clientes conhecerem estes produtos, e ainda as estratégias de vendas adotadas. Sabemos que as vendas são a principal fonte de recursos para uma empresa, e estas só são possíveis se houver clientes. Portanto, a preocupação do Marketing com estes clientes é legítima e consiste em uma das atividades mais promissoras que uma organização possa realizar.
3) Os benefícios são o que os produtos trazem para o consumidor, sua utilidade e funcionalidade. Eles podem ser reais, o que significa algo tangível, inquestionável e que não varia de um consumidor para outro – por exemplo, o benefício real de um carro é o transporte. Ou podem ser percebidos, que são benefícios que variam conforme a percepção de determinado consumidor – no carro, o status poderia ser um benefício percebido.
Nos custos, é importante ressaltar que o custo monetário (preço e demais custos de obtenção, manuseio e uso do produto) não é o único custo envolvido na aquisição de um bem.
a) Tempo: o tempo que o consumidor precisa despender para adquirir um produto, como quando as empresas entregam as encomendas rapidamente, ou uma farmácia fica aberta
24 horas. Estes são exemplos