Filósofos e teorias
Pensamento tranversal: Historia, Filosofia, Direito, Sociologia e diversos campos do saber.
Mudança de orientação de pesquisa ao longo de sua pesquisa:
1ª fase- Pensamento arqueológico (preocupação com o saber)
2ª fase- Pensamento genealogista (preocupação com o poder, influenciado por Nietzsche)
3ª fase- Pensamento ético (sexualidade, maneira de viver, preocupação consigo mesmo e o problema do sujeito)
Dedicação em vários campos, tangencia a educação (vigiar e punir). Foucault usa a instituição de ensino como centro de análise.
Deslocamento conceitual: deslocar o campo utilizado para outro pensamento utilizado como uma caixa de ferramentas. Aprender se torna o trabalho de criação para ser interpretado. Essas ações lapidam o sujeito, para Foucault, o sujeito se compreende como universal, individualizado mas principalmente como parte de um grupo. Estuda também outras formas históricas do sujeito em formação.
O sujeito não esta presente no mesmo lugar ao longo da sua historia. Diferentes sujeitos em diferentes momentos históricos, distintos, variáveis e articulados.
Ideia de subjetivação do individuo: não universais, não produzidos antigamente. A educação molda o sujeito, esse processo de formação identifica o sujeito na sua sociedade (ex: somos menoridades pela falta de moldagem na nossa atualidade). Percebam que o Estado molda e educa sua sociedade para que CONTROLE com mais facilidade, e todos achem natural. Vivemos isso e poucos percebem.
Kant: autonomia só pode ser conquistada pelo processo de fabricação de si mesmo. Cada um de nós exercita e passa por isso. Tudo isso é construção histórica, sujeitos se formam em suas relações sociais. Década de 60: transformações não lineares. Coloca o sujeito em harmonia com o capitalismo.
1ª Fase: O saber para a educação. Preocupação central do sujeito criador de saberes. Multiplicidade, processo de produção, criação, moldagens, cotidiano.
História: método arqueológico na