Final
Apesar do dito popular que o Brasil é um país abençoado por Deus, infelizmente a verdade é que o país não está livre dos desastres naturais. Temos a presença de inundações, secas, incêndios e deslizamentos, que têm ocasionado muitos prejuízos para o país, tanto no sentido financeiro quanto de pessoas. Neste sentido o grupo optou por criar um projeto de intervenção para capacitar psicólogos de forma que possam atuar nos desastres naturais com maior conhecimento, criando um planejamento e padronizando os processos de atuação. O projeto piloto vai ser realizado na cidade de Petrópolis-RJ, com a solicitação do apoio da prefeitura local. O público alvo vão ser os psicólogos de Petrópolis e região mais próxima até 200KM. A escolha da cidade de Petrópolis foi devido aos grandes desastres naturais ocorridos neste local nos últimos anos.
Justificativa
O presente projeto se faz relevante uma vez que o Brasil apresenta grande número de catástrofes naturais como seca, inundações e deslizamentos, provocando prejuízos psicológicos aos afetados e que o profissional de psicologia encontra-se sem planejamento e conhecimento para atuar nestas situações. De acordo com o Ministério da Integração Nacional, o Brasil sofreu mais de 30.000 desastres naturais nos últimos 22 anos, o que dá uma média de 1300 catástrofes por ano. O Atlas Brasileiro de Desastres Naturais mostra que entre 1991 e julho de 2012, foram registradas 31909 catástrofes no Brasil, sendo que 73% ocorreram na última década. Além disso, o impacto econômico gerado pelos desastres é muito grande desde reconstruções de infraestrutura da cidade como pontes, ruas, etc. Uma boa preparação do psicólogo para atuação nestas situações, contribuirá muito para o acolhimento e ajuda aos afetados.
Objetivo geral
*Estabelecer diretrizes para capacitação de psicólogos para atuar em situações de desastres naturais nos momentos de prevenção, durante e pós catástrofes.
Objetivos específicos
*Sensibilizar os