Filtros Passa Baixa
MATO GROSSO
CAMPUS CUIABÁ - CEL.OCTAYDE JORGE DA SILVA
FILTRO PASSA BAIXA:
Subtítulo
NOME
TEORIA
APRESENTAÇÃO
CUIABÁ
2015
PARTICIPAÇÃO
FILTRO PASSA BAIXA:
Subtítulo
Trabalho de conclusão de semestre no curso de Tecnólogo em Automação Industria apresentado à Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso.
Profº Dr. Saulo Piereti
CUIABÁ
2015
Introdução
Agora vamos conhecer e compreender o uso e a aplicação dos filtros, analisar o princípio de funcionamento dos filtros ativos e passivos. O assunto não se esgota aqui, o objetivo é conhecermos os conceitos básicos para compreendermos seu funcionamento. Porém nosso foco neste trabalho são os Filtros Passa Baixa.
Filtros
Filtros são tipos de circuitos cujo ganho depende da frequência do sinal a eles aplicados. Essa característica permite que eles sejam utilizados para selecionar uma determinada faixa de frequências, ou para eliminar sinais indesejáveis, tais como ruídos.
De uma forma geral pode-se afirmar que existem quatro tipos de filtros:
· Filtro passa baixas: Permite que os sinais com frequência abaixo de uma frequência determinada passem para a saída, eliminando todos os sinais com frequências superiores.
· Filtro passa altas: Funciona de maneira inversa ao passa baixas. Deixando passar para a saída apenas os sinais cujas frequências estejam acima de um certo valor.
· Filtro passa-faixa: Permite a seleção de apenas uma faixa de frequências, ou seja, apenas essa faixa (intervalo) selecionada passará para a saída do filtro.
· Filtro rejeita-faixa: Atua de forma inversa ao filtro passa-faixa, eliminando os sinais contidos em um determinado intervalo de frequências definido.
Um filtro ideal seria aquele que permitisse um ganho constante diferente de zero para qualquer sinal com frequência dentro da faixa de atuação do filtro, e que para todas as outras frequências o ganho