Filtro Passa Baixa
ENGENHARIA ELÉTRICA – TURMA B – 6º PERÍODO
Eletrônica geral II
Aracaju
2011
Os filtros eletrônicos constituem um tipo de circuito muito importante em sistemas de comunicação e instrumentação, eles separam sinais desejados de sinais indesejados, bloqueiam sinais de interferência, fortalecem sinais de voz e vídeo, e alteram sinais para outras evoluções, deixando passar uma banda de frequência e rejeitando outra. Um filtro pode ser passivo ou ativo.
Filtros passivos:
-Constituídos por resistências, condensadores e bobinas.
-Funcionam bem em altas frequências; em aplicações de baixas frequências(CC até 100kHz), as bobinas necessárias são volumosas, as suas características não são ideais e não pode ser produzidos em circuitos integrados.
-Não tem ganho em potência e são relativamente difíceis de sintonizar
Filtros ativos:
-Constituídos por resistências, condensadores e amplificadores operacionais.
-São compatíveis com técnicas de fabrico de circuitos integrados.
-São uteis para frequências abaixo de 1MHz, têm ganho em potência e são fáceis de sintonizar.
Os filtros ativos de 1ª ordem só produzem uma resposta passa-baixo ou passa-alto, uma vez que só tem um condensador. Os filtros passa-banda e corta-banda só são implementados quando n é maior que 1. Cada andar de segunda ordem tem uma frequências de ressonância e um fator de qualidade determinantes do pico que ocorre, ou seja, a diferença entre um filtro de 1ª ordem para um de segunda ordem esta no esquema de montagem do circuito e na existência da frequência de ressonância e no fator de qualidade, quanto menor o valor do fator de qualidade melhor a resposta do ganho em relação a frequência como mostra a figura abaixo:
Em outras palavras Quanto maior o numero de redes RC maior a queda (atenuação).Assim sendo temos filtros com atenuação de 20dB/Década (1 pólo), 40dB/Década (2 pólos), 60dB/Década (3 pólos), etc.