Filtros passa alta e baixa
FILTRO PASSA-BAIXA E PASSA-ALTA
1. Objetivo – Entre os filtros de frequência dois desses filtros são bem difundidos em eletricidade, o eletrônica e telecomunicações. São eles: passa-baixas frequências e o passa- altas frequências ou simplesmente passa-baixa e passa alta ou do inglês LPF (Low Pass Filter) e HPF (High Pass Filter) por isso é destacada a importância do estudo teórico e o ensaio prático desses dispositivos. Embora sejam utilizados tanto redes LR (indutiva e resistiva) como CR (capacitiva e resistiva), o objetivo do experimento é verificar o funcionamento de um circuito RC atuando como filtro passa-baixa e como filtro passa-alta.
2. Discussão: nesse tópico serão discutidos teoricamente os dois tipos de filtros:
Filtro Passa-Baixa
2.1.– Dos filtros passivos o filtro passa baixa é constituído por um circuito RC série em que a tensão de saída está sobre o capacitor conforme a Figura 1.
Figura 1 – Circuito do Filtro Passa Baixa
Para ondas senoidais de frequências baixas, a reatância capacitiva assume valores altos em comparação com o valor de resistência, dessa maneira a tensão de saída será praticamente igual à tensão de entrada. Para frequências altas, a reatância capacitiva assume valores baixos em comparação com o valor da resistência, atenuando a tensão de saída para um valor praticamente nulo. Dessa maneira, o filtro permite a passagem de sinais de frequências baixas, sendo por isso denominado filtro passa-baixa.
Para uma determinada frequência, quando a reatância capacitiva for igual à resistência, a tensão de saída será igual à tensão no resistor, que somadas fasorialmente resultam na.
Tensão de entrada e dessa maneira pode-se escrever a Equação 1.
Equação 1 – FILTRO PASSA-BAIXA E PASSA-ALTA
Essa frequência, em que a situação anterior é descrita, denomina-se frequência de corte (fc) e pode ser determinada igualando o valor da