Relatório 1 - Filtros Passa Baixa - Alta
IESTI - Instituto de Engenharia de Sistemas e Tecnologias da Informação
Engenharia da Computação
ELT413 – Laboratório de Eletrônica Analógica II
Prof.
Relatório I – Filtros Ativos
Introdução
Filtros
São circuitos eletrônicos que implementam funções de processamento de sinais, especificamente o objetivo é amplificar, atenuar ou remover componentes de um sinal elétrico. Filtros eletrônicos ou filtros de áudio podem ser: passivos ou ativos, analógicos ou digitais, discretos ou contínuos, lineares ou não-lineares. Podem, ainda, serem classificados de acordo com a resposta em frequência, como sendo: Passa Baixa, Passa Alta, Passa Faixa ou Rejeita Faixa.
Passa Baixa
Um filtro passa-baixas deixa passar apenas os sinais que possuem freqüência abaixo de certo valor, denominado frequência central ou de corte do filtro. Aplicações que envolvem sensores em circuitos de baixas frequências, como as aplicações médicas, circuitos de áudio, sensores industriais e telecomunicações podem exigir em certos momentos o uso de filtros passa-baixas. A melhor maneira de se implementar filtros ativos passa-baixas é a que faz uso de amplificadores operacionais.
Passa Alta
Os filtros passa-altas são filtros que deixam passar sinais que estejam acima de certa frequência, a frequência para a qual eles sejam calculados. A ação do filtro não começa exatamente na frequência para o qual ele foi projetado, mas um pouco antes ele já deixa de atenuar totalmente o sinal. Pode-se usar esses filtros em telecomunicações, equipamentos médicos, equipamentos industriais dentre diversas outras possibilidades.
Passa Faixa
Os filtros passa-faixa ou passa-banda (band-pass) são utilizados em diversos tipos de aplicações que envolvem a seleção de sinais de determinadas frequências. Eles podem ser usados em telecomunicações, eletrônica médica, aplicações de consumo e industriais. Os filtros passa-faixa deixam passar os sinais que estão dentro de uma