Analógica
CURSO : TÉCNICO EM TELECOMUNICAÇÕES
DISCIPLINA: COMUNICAÇÃO ANALÓGICA
PROFº: JÚLIO OLIVEIRA
RELATÓRIO DE
ATIVIDADE PRÁTICA
FILTROS
EMERSON FERNANDES LARRÉ
ANDRESSA WILLE FISS
INTRODUÇÃO
Este relatório tem por objetivo apresentar os resultados obtidos na aula prática com filtros realizada na disciplina de Comunicação Analógica, assim como todos os cálculos, medições e procedimentos. Além apresentar o levantamento da curva de cada filtro.
OBJETIVO
O objetivo foi fazer um levantamento de Vout (tensão de saída) dos filtros Passa Faixa, Rejeita Faixa, Passa Alta e Passa Baixa através da frequência e do Vin (Tensão de Entrada), também fizemos os cálculos para encontrar XC (Reatância Capacitiva), XL (Reatância Indutiva), Av e Av(dB) para cada frequência. Logo após encontramos Fc (Frequência de Corte) para os filtros Passa Alta e Passa Baixa. E Q (Fator de Qualidade), B (Largura de Banda), B (Banda Passante), Fci (Frequência de Corte Inferior), Fcs (Frequência de Corte Superior) e Fr (Frequência de Ressonância) para os filtros Passa Faixa e Rejeita Faixa. Por último foi feito o levantamento da curva de cada filtro.
DESENVOLVIMENTO
Filtro Passa Alta
Um filtro passa-alta é um filtro que permite a passagem das frequências altas com facilidade, porém atenua (ou reduz) a amplitude das frequências abaixo de frequência de corte.
Nesse filtro C= 2,2 nF e R= 100 Ω, para realizar a medição de Vout, utilizamos um Medidor de MiliVolts em AC e um Gerador de RF, e para montar o filtro usamos uma matriz de contatos, um capacitor de 2,2nF, e um resistor de 100Ω. Assim, montamos o filtro na matriz