pesquisa da atividade economica:comércio varejista de gás liquefeito de petróleo
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 JUSTIFICATIVA 5
2.2 HISTÓRICO 5
2.3 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS 5
2.4 TRIBUTAÇÃO 5
2.5 LIVROS FISCAIS 5
2.6 LIVROS CONTÁBEIS 5
2.7 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS 5
2.8 OUTROS ASPECTOS DA ATIVIDADE EMPRESARIAL 5
2.9 TRIBUTAÇÃO 5
2.10 INFORMAÇÕES MERCADOLÓGICAS 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
ANEXOS 8
ANEXO A – Convenção Coletiva 9 1 INTRODUÇÃO
O objeto deste estudo é aprofundar conhecimentos na atividade econômica de Comércio Varejista de Gás Liquefeito de Petróleo – GLP.
O mercado é formado por Distribuidores e Revendedores de GLP, são atividades que podem ser exercidas, por meio de concessão ou autorização por empresas constituídas sob as leis brasileiras, com sede e administração no país, que atendam as exigências da lei e aos requisitos da agência reguladora - Agência Nacional de Petróleo – ANP (Lei nº 9.478, de 6/8/1997, a chamada Lei do petróleo).
os distribuidores atuam no atacado e no varejo. Compram o produto nas refinarias, transportam-no para suas bases por meio de dutos ou caminhões-tanque, envasam o produto em botijões ou disponibilizam-no a granel. Através destes sistemas de atendimento (botijões e granel), atendem aos pequenos, médios e grandes consumidores, com entrega domiciliar, venda nas portarias dos depósitos ou fornecendo o produto para as plantas industriais.
os revendedores operam no varejo. adquirem botijões nas empresas distribuidoras e os revendem para os consumidores finais. as redes de revenda, atuando em parceria comercial com os distribuidores, são fundamentais para que o GLP esteja presente em todos os municípios do país.
2 DESENVOLVIMENTO O êxito de qualquer empreendimento , seja na área industrial, comercial ou serviços, depende de várias decisões, a primeira delas é a escolha de um ramo de