filtros passivos, passa-baixa, passa-alta e passa-faixa.
Trabalho sobre filtros passivos, passa-baixa, passa-alta e passa-faixa.
Filtros Passivos Filtros passivos são aqueles construídos com resistores, capacitores e indutores. Um exemplo de filtro passivo é o filtro capacitivo, que consiste num capacitor em paralelo com a carga para se obter uma tensão AC/DC ou de CC (corrente contínua) de baixa ondulação.
Filtros passivos são usados para atenuar freqüências indesejáveis.
A ordem de um filtro é determinada pelo número de elementos que armazenam energia, i.e., capacitores e indutores.
Filtro Passa-baixa
Filtro passa-baixa é o nome comum dado a um circuito Eletrônico que permite a passagem de baixas frequências sem dificuldades e atenua (ou reduz) amplitude das frequências maiores que a frequência de corte. A quantidade de atenuação para cada frequência varia de filtro para filtro.
O conceito de filtro passa-baixa existe de muitas formas diferentes, incluindo os circuitos eletrônicos, algoritmos digitais para trabalhar com conjuntos de dados, barreiras acústicas, trabalhos com imagens, entre outros.
Exemplos:
Uma barreira sólida atua como um filtro passa-baixa para as ondas do som. Quando se está em um quarto e a música passa através de uma parede, as notas mais baixas (graves) são ouvidas com mais facilidade do que as notas mais altas (agudas), que são largamente filtradas. Similarmente, uma música muito alta ouvida em um carro é ouvida apenas como alguns ruídos pelos ocupantes dos outros veículos, pois os veículos fechados (e a barreira de ar) atuam como um filtro passa-baixa muito seletivo, atenuando os tons mais agudos.
Os filtros passa-baixa eletrônicos são utilizados para controlar subwoofers e outros tipos de alto-falantes, para bloquear os picos mais agudos que não seriam transmitidos eficientemente.
Os transmissores de rádio utilizam filtros passa-baixa para filtrar as emissões harmônicas que podem causar interferência com