Hormonios
O sistema endócrino é um dos responsáveis na organização e no funcionamento dos hormônios. Todos estão relacionados com o metabolismo, mas alguns deles são produzidos nos órgãos digestivos.
Epinefrina ou Adrenalina
Produzido pelas glândulas suprarrenais, esse hormônio ajuda na liberação do açúcar que se encontra no fígado, em caso de muito estresse ou de baixo teor de açúcar no sangue. A insulina ajuda no metabolismo dos carboidratos e se ela estiver em quantidade insuficiente, a epinefrina pode elevar os níveis de açúcar no sangue de modo não natural.
Cortisol
Este hormônio é produzido pelas glândulas suprarrenais e em maior quantidade durante o sono. Por isso os níveis de açúcar no sangue de manhã são mais altos. Ele também é responsável pelo aumento no apetite e no ganho de peso.
Estrogênio
O estrogênio é um hormônio exclusivamente feminino, pois sua produção ocorre nos ovários. Ajuda na retenção de cálcio e é responsável pela tensão pré-menstrual, devido ao decréscimo da sua quantidade após a ovulação. A função da insulina é diminuir os níveis de açúcar no sangue, mas o estrogênio inibe-a, pois essa diminuição pode causar dor de cabeça, irritabilidade e fome.
Testosterona
Esse hormônio é comum tanto nas mulheres quanto nos homens, mas o sexo masculino o produz em maior quantidade. A testosterona é produzida nos homens pelos testículos e nas mulheres pelos ovários. Ela também tem sua origem nas glândulas suprarrenais.
Hormônio do Crescimento
Localizada na base do cérebro, a glândula pituitária é a produtora do hormônio do crescimento. Ele aumenta a taxa de metabolismo, ou seja, está diretamente relacionado com a insulina, por causa da quantidade de hormônio de crescimento.
Insulina
A insulina é um hormônio produzido no pâncreas e faz com que os carboidratos sejam transformados em energia. Em excesso, ela altera a deposição de gordura e em pouca quantidade, ela diminui a eficiência da ação do metabolismo em