Filtração e Destilação
Os elementos possuem propriedades diferentes, conferindo-lhes interações diferentes com outros elementos. Quando misturamos elementos ou compostos, eles tendem a formar misturas que podem ser homogêneas ou heterogêneas.
Para separar os componentes de uma mistura podemos usar vários procedimentos, dependendo das características desta mistura, dentre estes procedimentos estão à filtração e a destilação.
Filtração
É um método de separação muito presente no laboratório químico e também no cotidiano. É usado para separar um sólido de um líquido ou um sólido de um gás, mesmo que o sólido se apresente em suspensão. A mistura atravessa um filtro poroso, no qual o material particulado fica retido. Esse processo tem largo emprego doméstico; é usado para coar café ou coalhada, para coar um suco através do pano, etc. Em laboratório, podemos usar a filtração denominada simples, onde o meio filtrante (denominado papel de filtro) é adaptado a um funil e a filtração ocorre por ação da gravidade ou a filtração a vácuo, onde a filtração é acelerada pelo acoplamento de uma bomba de vácuo, que faz com que a pressão no interior do recipiente diminua (neste tipo de filtração usa-se um funil especial, denominado funil de Buchner, que permite que se acople a bomba de vácuo). A destilação é uma técnica geralmente usada para remover um solvente, purificar um líquido, separar os componentes de uma mistura de líquidos, ou ainda separar líquidos de sólidos.
Destilação Simples
A destilação simples é utilizada para separar cada uma das substâncias presentes em misturas homogêneas, envolvendo sólidos dissolvidos em líquidos, ou excepcionalmente, para separar líquidos de ponto de ebulição afastados. É um método rápido de destilação, e deve ser usado