Micrometro Digital
Além dos micrômetros convencionais com sensores de medição planos e graduados, existem micrômetros especiais com sensores de medição adaptados aos objetivos da medição. São utilizados para as mais diversas operações como medição de roscas externas e internas, módulos de engrenagens, rasgos de chavetas, etc.
Outros tipos de micrômetros são os comparadores de roscas. Os sensores são cônicos e fabricados especialmente para utilização em rápidas comparações da qualidade da rosca em operações de usinagem de parafusos, e ainda para a medição de rasgos de chavetas, rebaixos, ranhuras e muitas outras aplicações inacessíveis com micrômetros convencionais.
Há também os micrômetros de medição de espessura e profundidade da solda e rebordo em latas comuns e de aerossóis. São indispensáveis durante a fabricação e imprescindíveis no envasamento de produtos gasosos, aerossóis, etc.
Objetivo
Conhecer as principais funções, características e aplicações do micrometro digital.
Micrometros Digitais
O micrômetro digital apresenta os elementos básicos do micrômetro convencional, porém permitem a realização de medições com menor incerteza de medição devido a facilidade de leitura no instrumento, diminuindo os erros de medição associados principalmente a construção da escala e de paralaxe.
Os primeiros micrômetros digitais fabricados apresentavam resolução de medição de 2µm e eram puramente mecânicos. Micrômetros de fabricação modernos são constituídos por um microprocessador e um mostrador (display) de cristal líquido. A resolução destes instrumentos é de 1µm.
A introdução do micro processador e do mostrador de cristal líquido revolucionou todo o processo de medição com os micrômetros.
Estes permitem:
-Zeragem do instrumento em qualquer posição do fuso permitindo medições absolutas e diferenciais.
-Introdução de limites de tolerância na memória, permitindo identificar se a peça satisfaz ou não as especificações de normas,