Nova Canaa, artigo
Este artigo foi criado por alunos do 3º ano Matutino do Colégio Estadual Florestal, que através de entrevistas, relatos, pesquisas através de livros e documentos, tentam contar um pouco sobre a trajetória de Nova Canaã, trazendo em si, relatos sobre o Colégio Florestal e também sobre a importância do Cenoc.
Pequeno histórico sobre Agua Fria e Nova Canaã
O Núcleo que deu origem a Nova Canaã começou em Água Fria, distrito de Poções.
Localizado num vale o povoado de Água Fria cresceu pouco, mais se tornou próspero, atraindo moradores de outros municípios sempre motivados pelas terras férteis propicia para o cultivo de milho, café, feijão, mandioca, cana, cacau, entre outros.
Com a chegada dessas famílias, aumentou o numero de crianças e adolescentes em fase escolar. Surge então a 1ª escola municipal, tendo à frente a professora Ana Brito. Ensinaram em Água Fria os professores: Araci Brandão, Nair Esquivel Brandão e José Rodrigues também contratados pelo município de Poções.
Mesmo sem poder se expandir, o povoado Água Friense teve lojas de tecidos, casas comerciais, escolas, igrejas, uma pequena praça onde se realizavam as diversões.
Conta-se que o Sr. Alfredo Brandão juntamente com outros moradores do povoado organizavam as festas e convidavam as autoridades de Poções e os moradores de cidades próximas para participarem.
Na década de 30 estourou a Revolução de Getúlio Vargas – o então Presidente do Brasil e para que pudessem saber das noticias do país em tempo de revolução interna e também outras noticias compraram um rádio, o qual se tornou um atrativo para a comunidade. Da compra do rádio veio a ideia de se organizar uma associação parar a manutenção do mesmo e também que tivesse cunho beneficente, tendo como Presidente o Sr. Alfredo Brandão e Tesoureiro o Sr. Laudelino Rocha. A criação dessa associação foi um atrativo maravilhoso, pois além das noticias os moradores também ouviam canções apaixonadas da