Faculdade
Desde a antiguidade o homem necessitou da ideia de medidas, para realizar avaliações, comparações ou por própria curiosidade. A necessidade de medições sempre esteve correlacionada com a vida do ser humano, por isso é essencial a existência de diferentes técnicas as quais possibilitam para este, qualquer tipo de medição.
Com o passar dos anos foi necessário as medições com uma precisão maior, para que assim as peças obtivessem um menor erro, possibilitando maior sucesso em seus resultados finais, com isso o homem desenvolveu materiais os quais lhe forneciam essa possibilidade, entre os quais, Micrômetro e o Traçador de Altura Digital.
O Traçador de Altura consiste baseia-se no mesmo princípio de funcionamento do paquímetro, apresentando escala fixa com cursor na vertical. É empregado na traçagem de peças, para facilitar o processo de fabricação e, com o auxílio de acessórios, no controle dimensional. a) Nomenclatura
- Régua Graduada;
- Ajuste Fino;
- Trava do Cursor;
- Presilha;
- Cursor;
- Base.
b) Características principais de uso
- Possui funcionamento simples, parecido com o do paquímetro;
- Utilizado para realizações de medidas de alturas e ressaltos (degraus);
c) Tipos
- Traçador de altura convencional;
- Traçador de altura com relógio;
- Traçador de altura digital;
d) Fontes de Erro
- No traçador convencional e com relógio, existe 2 tipos de erro o de Abbé, onde existe uma folga entre o traçador e a base a qual é apoiada sobre o objeto, e o erro de paralaxe que consiste em um desvio óptico causado pelo ângulo do observador e da escala a ser verificada.
- No traçador digital só existe o erro de Abbé.
O Micrômetro,
,
é um instrumento de medição utilizado onde se faz necessário uma exatidão superior a exigida para o paquímetro. Ou seja, quando se necessita medir com tolerâncias mais apertadas daquelas que o paquímetro pode oferecer, usa-se o micrômetro
No século XVII foi desenvolvido